quarta-feira, 29 de junho de 2011



ARRUMANDO AS MALAS!!!
 
A esta  altura, o destino da viagem já está definido....
Passagens, vouchers, documentos  ( passaporte, visto consulares, vacinas.. alguns países exigem, certifique-se com o seu agente de viagem quais são as exigências para o seu destino).

Não custa lembrar

Documentos necessários:
*Passaporte válido ou carteira de identidade original emitida pela Polícia Civil (SSP). As carteiras funcionais como OAB, CREA, CRM, militares, de motorista, entre outras, não são válidas para viagens ao exterior e travessia de fronteiras.

Esclarecendo..... a carteira de identidade não tem prazo de validade. A informação de que o documento é válido por 7 ou 10 anos é errada. No entanto, a foto deve identificar nitidamente o portador do documento, sendo recente ou não.

Para menores de 18 anos:

Passaporte válido e carteira de identidade original emitida pela Polícia Civil (SSP), É importante destacar que a carteira de identidade deve estar em ótimo estado de conservação e com foto que identifique, com clareza, o portador. Certidão de nascimento não é válida para viagens ao exterior e travessia de fronteiras.

Menores de 18 anos devem viajar acompanhados do pai e da mãe que constam na carteira de identidade do menor. Na hipótese do menor de 18 anos viajar sem a companhia de um dos pais ou sem a companhia de ambos, é necessário uma autorização
 do pai e da mãe ausente.
A autorização deve ser em duas vias com firma reconhecida contendo data de validade. Também é necessário colar nas duas vias da autorização uma foto 3/4 ou 5/7 e anexar cópia do RG do menor, ou do termo de guarda ou de tutela.


Finalmente, arrumando as malas....

Existem muitas coisas boas em uma viagem, mas arrumar malas definitivamente não é uma delas. Além do trabalho de fazer tudo caber dentro daquele espaço reduzido, sempre fica a sensação de que alguma coisa ficou para trás. Com um pouco de prática, qualquer um pode aprender a arrumar malas como um profissional.

Na hora de escolher a mala opte pelos modelos com rodinhas, com eles a bagagem fica muito mais fácil de ser gerenciada. Lembre-se também de personalizar de alguma forma sua mala, já que esses são itens fabricados em série e é bem possível que alguma outra pessoa tenha uma do mesmo modelo que a sua.


Mala organizada é o primeiro passo para uma boa viagem. Para facilitar, antes de arrumar a bagagem, é interessante fazer uma lista enumerando todos os itens que julga importante levar.


O destino e o tempo de permanência influenciam na organização.

Organizando...
Comece pelos itens mais indispensáveis: Remédios receitados por médicos, cosméticos antialérgicos e seus óculos.                        



 Se a sua viagem for de avião, coloque-os na sua bagagem de mão, para que não corra o risco de tê-los     extraviados. Também devem ir junto com os itens insubstituíveis as câmeras fotográficas e outros equipamentos eletrônicos.

Já os objetos que possam ser considerados agressivos, como tesouras, alicates, canivetes e agulhas de tricô devem ser guardados na mala que será despachada. Leve também na mala uma caixinha de costura pequena, com o necessário apenas para pregar um botão que soltou ou algum outro imprevisto.


Leve apenas o essencial, principalmente produtos que podem ser repostos sem muita dificuldade, caso acabem antes da sua viagem. Os itens de farmácia e conveniência podem ser encontrados em qualquer lugar: lâmina de barbear, sabonete, pasta de dentes e fio dental, remédios para dores, vitaminas e pilhas.
Utilize embalagens miniaturas, apropriadas para viagem, para levar xampus e condicionadores, cremes, perfumes e anti-séptico bucal. Caso não encontre as versões miniaturas dos produtos, compre frascos plásticos pequenos avulsos. Sua bagagem vai ficar mais leve e ocupar menos espaço com esse recurso.
Como acomodar as roupas na mala?

Arrume em primeiro lugar as calças ou saias (as peças mais longas), estendendo-as no fundo sem dobrá-las muito,
 comece  pelas calças jeans, elas devem ser acomodadas no fundo, com as pernas para fora da mala. Quando terminar, aí sim coloque as pernas das calças para dentro “abraçando” as demais roupas.

Os calçados, aproveite os cantos, se puder coloque em sacos TNT melhor. Coloque as meias dentro dos sapatos para aproveitar os espaços.

Agora as peças mais volumosas como jaquetas, bermudas e outras peças resistentes. 

Evite várias dobra

Se o lugar pra onde estiver indo não for muito frio, prefira levar um blazer e um suéter que possam ser usados juntos ao invés de um casaco pesado. Para ganhar ainda de 3 a 5 vezes mais espaço na mala, utilize o space bag, um saco de fechamento a vácuo que reduz radicalmente o volume das suas roupas.


Nessa altura a mala está com vários cantos e outros espaços vagos. Preenche-os com roupas e acessórios miúdos como: roupa íntima, cintos, cachecóis, lenços, etc..
As camisetas, faça rolinhos para não marcá-las. Tente formar uma base uniforme e resistente para receber a  próxima camada..

Agora chegou o mais difícil as camisas e outras roupas que amassam. Abotoe todos os botões, dobre o mínimo possível e distribua uniformemente. Para evitar dobras “retas”, você pode tentar fazer a dobra ao redor de algum item macio.

Para Paletós, Ternos, sugiro colocar em capas/malas próprias para esses itens, assim ficam separados da mala principal e bem organizado!

Deixe algum espaço para levar consigo uma bolsa desdobrável, no caso de fazer algumas compras que aumentem o volume da sua bagagem .
Passe todas as peças de roupas antes de colocar na mala, você não  vai se arrepender por isto!!
Dicas:
- Leve sempre com você, na bolsa ou carteira, um cartão indicando seu nome e endereço, além dos dados para contato de algum parente ou amigo no caso de acontecer algum problema e precisar de ajuda.

Não esqueça de fazer seguro viagem, parece bobagem, mas é muito importante.

Boa Viagem!!


Um comentário: