terça-feira, 14 de junho de 2011

O assunto agora é Home Office.....



Home Office é a prática de realiza no ambiente doméstico o expediente típico de escritório, e o próprio ambiente em que este expediente acontece. Embora possa ser aplicado a qualquer escritório doméstico, o termo normalmente é usado apenas quando este escritório é usado para atividades profissionais.




Algumas atividades se prestam a home office melhor do que outras, pela dificuldade de obter a infraestrutura necessária para exercer a atividade.


Vantagens e Desvantagens de trabalhar em Home Office


As vantagens incluem:
  • redução dos deslocamentos
  • maior controle e flexibilidade sobre horários e interrupções,
  • proximidade da família,
  • possibilidade de redução de despesas,
  • mais potencial de qualidade de vida.
A desvantagem é o outro lado da moeda: o risco de misturar vida pessoal e profissional.



Hábitos ou atitudes que podem colocar a produtividade em risco


O essencial é estabelecer, manter e comunicar claramente que o ambiente do home office é um local de trabalho, e que o horário de expediente nele, por mais flexível que seja, é tão sério quanto o de qualquer outro local de trabalho.


No seu home office, ninguém vai cobrar ou impor os horários em que você precisa estar em atividade, mas os clientes e parceiros continuarão a exigir pontualidade nos seus produtos e entregas. Portanto, embora haja flexibilidade, a produção precisa acontecer, e é o próprio profissional que precisa gerenciar seu tempo.





Quando há outras pessoas na casa durante o horário de atividade do home office, é essencial haver separação física dos ambientes.
Interrupções e contatos familiares são naturais e até desejáveis, mas precisam ser mantidas sob controle.
Outro aspecto a destacar é que nem sempre é possível começar a operar com um home office tão bem montado e suprido quanto se desejaria. É normal começar só com o indispensável mas, conforme sua atividade profissional for demonstrando sua viabilidade e gerando retorno, é importante investir no próprio escritório uma parte deste retorno, melhorando as condições de trabalho e multiplicando a produtividade!





Agora se o objetivo for encontrar um lugar, mesmo que pequeno para organizar as suas planilhas, responder seus emails, organizar  seus livros, revistas......

Veja algumas sugestões


                                                 
                                                  Este fica bem pertinho da cozinha



                                                             No seu quarto....



                                                             Dentro do armário


                                                        Uma cortina esconde tudo




Numa despensa??!!




Créditos: efetividade.net

Um comentário:

  1. Maravilha Marcia! Lindo Post, com super dicas e orientações sobre a questão do "Home Office". Amei as idéias de soluções de espaço. Bjs

    ResponderExcluir