Home Office é a prática de realiza no ambiente doméstico o expediente típico de escritório, e o próprio ambiente em que este expediente acontece. Embora possa ser aplicado a qualquer escritório doméstico, o termo normalmente é usado apenas quando este escritório é usado para atividades profissionais.
Algumas atividades se prestam a home office melhor do que outras, pela dificuldade de obter a infraestrutura necessária para exercer a atividade.
Vantagens e Desvantagens de trabalhar em Home Office
As vantagens incluem:
- redução dos deslocamentos
- maior controle e flexibilidade sobre horários e interrupções,
- proximidade da família,
- possibilidade de redução de despesas,
- mais potencial de qualidade de vida.
A desvantagem é o outro lado da moeda: o risco de misturar vida pessoal e profissional.
Hábitos ou atitudes que podem colocar a produtividade em risco
O essencial é estabelecer, manter e comunicar claramente que o ambiente do home office é um local de trabalho, e que o horário de expediente nele, por mais flexível que seja, é tão sério quanto o de qualquer outro local de trabalho.
No seu home office, ninguém vai cobrar ou impor os horários em que você precisa estar em atividade, mas os clientes e parceiros continuarão a exigir pontualidade nos seus produtos e entregas. Portanto, embora haja flexibilidade, a produção precisa acontecer, e é o próprio profissional que precisa gerenciar seu tempo.
Quando há outras pessoas na casa durante o horário de atividade do home office, é essencial haver separação física dos ambientes.
Interrupções e contatos familiares são naturais e até desejáveis, mas precisam ser mantidas sob controle.
Outro aspecto a destacar é que nem sempre é possível começar a operar com um home office tão bem montado e suprido quanto se desejaria. É normal começar só com o indispensável mas, conforme sua atividade profissional for demonstrando sua viabilidade e gerando retorno, é importante investir no próprio escritório uma parte deste retorno, melhorando as condições de trabalho e multiplicando a produtividade!Interrupções e contatos familiares são naturais e até desejáveis, mas precisam ser mantidas sob controle.
Agora se o objetivo for encontrar um lugar, mesmo que pequeno para organizar as suas planilhas, responder seus emails, organizar seus livros, revistas......
Uma cortina esconde tudo
Numa despensa??!!
Créditos: efetividade.net
Maravilha Marcia! Lindo Post, com super dicas e orientações sobre a questão do "Home Office". Amei as idéias de soluções de espaço. Bjs
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