quinta-feira, 7 de julho de 2011



Na hora de dormir...!!


Li por aí..... algumas matérias sobre quartos aconchegantes, camas bem arrumadas, cheirinho de roupas limpas, ambiente de paz e tranquilidade.
Reuni todas essas dicas, e agora vou compartilhar com vocês .... espero que gostem!!




Quarto aconchegante:



Iluminação

A melhor forma de iluminar um quarto, é explorando a iluminação indireta, usando abajures, que  podem ser colocados nas mesas de cabeceira ou fixos na parede em cima das mesas laterais (arandelas) criam um clima mais aconchegante, além de auxiliarem na hora da leitura, mas cuidado com a escolha das lâmpadas, isso também é importante.  Para deixar um ambiente acolhedor escolha uma lâmpada sempre com a tonalidade da luz mais amarelada. A luz branca das lâmpadas fluorescentes deixa o ambiente muito frio.




 Papéis de parede

Os papéis de parede são uma ótima opção para mudar a “cara” do seu quarto,  sua aplicação é rápida e não faz sujeira. Invista em papéis que deixam o ambiente mais acolhedor. Só tome cuidado com estampas muito pesadas. Se quiser uma estampa de “personalidade” mais forte, não aplique o papel em todas as paredes.









TAPETES E CORTINAS


Quando se trata de decorar o quarto, as cortinas realmente merecem uma menção especial. Elas podem ser usadas, não apenas para afastar o sol  que entra através de janelas e portas, mas também, para proteger a sua privacidade e ajuda a  diminuir o ruído vindo de fora. As cortinas servem  para acentuar o charme de seu quarto, deixando o ambiente mais cálido e aconchegante.











ARRUMANDO A CAMA.....
   


Tem coisa mais gostosa do que dormir numa cama bem arrumada, com lençóis macios, travesseiros fofos?
O conforto na hora de dormir conta muito, é importante deixar o ambiente aconchegante pra um bom sono. 




As camas estão cada vez mais elegantes e confortáveis. 
Na mistura de peças, vale usar tecidos diferentes, com estampas que combinam entre si, cores pastéis misturadas com tons mais fortes e muitos, mas muitos travesseiros.
 
Você pode optar por quatro travesseiros de cada lado enfeitando a cama e que tenham utilidades diferentes. 

Os maiores podem ser usados para leitura e as almofadas podem servir de apoio para as pernas e os pés. 

Não é difícil arrumar uma cama bonita....


Tudo começa com a capa do colchão, que pode ser lavada,  e deixa o colchão sempre limpinho.
Depois, você coloca o lençol de baixo, que pode ter elástico ou não.




Dica :  usar água é álcool sobre o lençol é muito importante, porque além de higienizar, ajuda a tirar as marcas do lençol pra cama ficar bem lisinha e esticada. 

Outra dica é pegar o lençol de cima, clarinho de preferência, prender levemente nas duas laterais. Sobrará bastante para cair dos lados e no pé da cama.


Em seguida, o edredom  ou colcha metalassê  no mesmo tom.

O lençol de cima é dobrado sobre a colcha para mostrar a barra dele, chamada de "vira". 

E você também pode borrifar a mistura de água e álcool para deixá-lo mais liso.

Pra finalizar, arrume os travesseiros e almofadas na cabeceira e  colocar outra colcha ou uma manta, num tom mais escuro, dobrada no pé da cama. 


Fica muito  bonito e aconchegante para uma boa noite de sono. 


O  mais importante é o conforto, a sensação de bem-estar que você tem em um quarto bem arrumado.

MAIS UMA DICA:

Tenha, pelo menos, três jogos de lençóis: um no armário, um na cama e outro na lavagem, e evite que um conjunto sofra mais desgaste do que o outro. 
Os lençóis devem ser trocados, no mínimo, uma vez por semana. Já as fronhas, como ficam em contato com o rosto e o cabelo – partes oleosas do corpo , devem ser lavadas a cada três dias.
Por isso, compre algumas fronhas avulsas, em cores neutras, para combinar com tudo.
Comprar roupa bonita de cama é um bom investimento, além de um belo presente pra você mesmo!





NA HORA DE DORMIR



Algumas regrinhas.... 

Alimentação leve à noite, de preferência acompanhada de uma xícara de chá de ervas calmantes, como camomila, erva-doce e capimlimão. 



Música e luzes suaves são maneiras de transmitir ao cérebro a desaceleração do ritmo diário, trazendo um sono mais tranqüilo. 




A agradável sensação do toque e tecidos aveludados, sedosos e macios, aliado ao aroma de lavanda e camomila levam mensagens de conforto e segurança, ajudando na produção de substâncias químicas repousantes.

 A dica é tomar um banho morno, fazer uma automassagem nos pés com cremes e loções contendo o trio de ervas preciosas, camomila, lavanda e capim cidreira, e se entregar a uma cama bem arrumada.

Vista roupas largas e confortáveis para  dormir e mantenha o quarto escuro. 
 Evite muita estimulação mental durante aproximadamente 1h antes de  dormir. 
Vá para a cama e acorde aproximadamente todos os dias no mesmo horário. 


Bons sonhos...





Nenhum comentário:

Postar um comentário